casa. daniel MPB, Pop, Alternative20255 músicas
Você pode avaliar este trabalho como um crítico musical. Após o envio, sua crítica passará por uma bancada avaliadora, onde será verificado se o texto cumpre todos os requisitos: é autoral, possui impessoalidade, sentido e profissionalismo. Notas "100" ou muito baixas, textos curtos ou muito longos são mais difíceis de serem aprovados.
Não é permitido o uso de IA (Inteligência Artificial), nós utilizamos mecanismos de detecção, por tanto, faça um texto criado unicamente por você.


Sua crítica será publicada em nome de uma revista, logo sua identidade não será revelada.




The Guardian publicou uma avaliação em 28/12/2025: 70

casa. é o EP de retorno de Daniel. O trabalho conta com 5 faixas onde é explorado os gêneros MPB, pop e alternative. O Extended Play abre com a faixa "D3" que não é uma canção, tratasse de uma chamada telefônica que funciona como um prólogo íntimo, o destaque é a frase "preciso falar sobre isso, sobre estar em casa" que funciona como eixo do EP. A segunda faixa que dá nome ao trabalho "Casa." até o momento não teve sua letra divulgada o que nos impede de fazer avaliação de como ela soa no conjunto. A terceira faixa é "Morada" , uma canção de desapego, mas de uma forma madura, não é somente como um "terminou" é como se o eu-lirico estivesse falando "aquele que você conheceu não existe mais", o refrão é o ponto alto da faixa, a linha: "eu sou minha fase e não me curvo ao pior" resume bem o espírito do EP. A quarta faixa é "deixa passar", não é uma música profunda ou de impacto lírico, e isso quebra um pouco o clima madura que vinha se construindo, o artista optou pela leveza ao escreve como se já estivesse em um lugar diferente e a letra se mantem regular até a ponte onde há acumulo de imagens já usadas no trabalho. A quinta faixa é "entre o vapor e a luz", e nela o EP ganha carga emocional de verdade, aqui temos a sensação que o artista não está só contando o que viveu mas sim vivendo enquanto conta. Desde a introdução falada o ouvinte já é colocado em suspense, o refrão apesar de minimalista sustenta o conceito de afastamento. O projeto soa como alguém que reaprendeu a morar em si mesmo e quer contar isso ao mundo e não como alguém que busca hits e aclamação crítica, é um trabalho simples mas que na sua simplicidade transmite verdade e intimidade. No final das contas, "casa" traz bons momentos líricos que nos ganham pela honestidade mas igualmente nos perde pelo excesso de conforto, Daniel voltou e agora queremos ver ele indo além.



popmatters publicou uma avaliação em 21/12/2025: 76

Após um período afastado da indústria musical, Daniel retorna com o Extended Play “casa.”. Um compilado de 5 canções que transitam entre o MPB e o pop, contando a narrativa do retorno de Daniel a si mesmo. O Extended Play se inicia com uma chamada telefônica, uma abertura quase cinematográfica do projeto. O diálogo transmite toda a vulnerabilidade de Daniel em se expor, dando a entender que estar em casa parece significar estar em si mesmo. É uma introdução criativa e estabelece um tom íntimo com o ouvinte. A segunda faixa, que dá título ao projeto, permanece bloqueada, estratégia frequentemente adotada por artistas para gerar suspense em relação aos seus próximos singles, despertando expectativa e ansiedade nos fãs. Em seguida, temos “morada”. A canção se aprofunda no conceito central do compilado. Daniel canta sobre o retorno ao que é verdadeiro após a descontração. O artista alterna entre o lirismo direto e metáforas naturais que não são inovadoras, mas que são bem encaixadas dentro da narrativa. O ponto alto da faixa é seu refrão, com uma lírica forte e um minimalismo assertivo, enquanto um ponto que abre espaço para melhoria são as frases que poderiam soar mais poéticas. “Deixa Passar” é uma faixa que carrega uma progressão natural do sofrimento para a libertação. Diferente da faixa anterior, que tem um tom dramático, esta faixa celebra o fim da dor e o reencontro com o sentimento de liberdade. O brasileiro mantém a linha lírica da faixa anterior, sendo simplória, mas aqui ele a utiliza de forma mais poética, nos entregando um refrão memorável. Finalizando o Extended Play, “entre o vapor e a luz” se mostra como uma faixa que sintetiza o retorno de Daniel. O eu-lírico transborda diversos sentimentos vivenciados por ele até alcançar maturidade e renascimento pessoal. Daniel utiliza uma lírica mais profunda na faixa, entregando metáforas mais interessantes e simbólicas que nas faixas anteriores. É uma ótima escolha para o desfecho da narrativa, onde fica clara a jornada que o artista enfrentou para se reencontrar com sua própria essência. Enfim, “casa.” comprova um crescimento artístico e pessoal do brasileiro. Daniel, mesmo entregando algumas metáforas que soam previsíveis, demonstra um crescimento como compositor, como na canção “Entre o Vapor e a Luz”, e nos entrega um projeto intimista que nos emociona pela sua honestidade. Visualmente, o álbum não tem muito a mostrar. Daniel, que assina o visual do seu próprio projeto, nos entrega algo simplório que até combina esteticamente com o conceito, mas não conta nada, não faz sua narrativa gráfica caminhar junto com a narrativa lírica.


Daniel · casa.