FRANK é o álbum de estreia do cantor japonês-americano TAKI. Foi lançado em 18 de junho do ano 8, pela FAHRENHEIT. Depois de debutar no duo de K-pop BOT8, no ano anterior, TAKI começou a escrever novas músicas. Em vez de confiar no gênero POP, no qual conseguiu ser bem sucedido com singles e como cantor dominante nas paradas K/J-POP, TAKI queria abordar uma estrutura lírica e sonora de forma diferente no álbum.
FRANK se baseia nos estilos R&B , Soul , R&B alternativo , Ballad , Jazz e Pop Alternativo , TAKI usa um fluxo de forma livre e espontânea. Sua composição explora temas de amor, decadência, juventude e drogas . O cantor prefere não trazer uma narrativa ou um conceito específico para o álbum , ele descreve o álbum como um rito da juventude para a maturidade, aonde temos que decidir entre coisas boas e ruins até entendermos que os adultos reais encontram a paz no seu próprio abraço. Ele intitulou o álbum como um tributo à cantora inglesa Amy Winehouse (OFF), que compartilha o álbum de estreia com o mesmo nome, ele disse que assistiu uma entrevista em que a cantora deu uma resposta interessante dizendo que não gostava do seu álbum de estreia TAKI achou a resposta legal porque ele também não gostou dos trabalhos lançados anteriormente e provavelmente um dia não gostará de FRANK também.
ESCRITO
TAKI começou a escrever músicas para o FRANK poucos meses antes do lançamento. Para suas letras, usou experiências e inspirações pessoais, também foi usada inspirações em filmes para as canções, em “shoulder :(“ ele testemunha sua relação, com o uso de drogas e adentra a relação no ponto de vista de uma segunda pessoa: uma verdadeira discussão sobre o conceito de culpa, acompanhado do seu amigo e rapper Jaehyuk. Na apresentação da faixa, TAKI não assume ser toda a inspiração para a canção ele diz: “Pode ser sobre outra pessoa, não é apenas sobre mim , é sobre qualquer relação louca e doentia como a minha foi" .
TAKI sobre o próprio álbum como:
"Um pecado esquisito criar um mundo de sentimentos bons e perfeitos, eu quis ser o mais sincero possível com o mundo em que vivemos na idade obscura que é a pós-adolescência. Essa era formativa é mais difícil para quase todos nós. Existe uma necessidade de criar um senso sobre o que é bom ou ruim, sobre o que queremos ter agora ou sobre o que é uma verdadeira necessidade, e não podemos minimizar nada disso como costumávamos fazer antes de todas as responsabilidades surgirem de uma única vez, aprendemos que o amor sempre é amargo e uma hora vai acabar ou nos decepcionar, como quase todas as coisas que envolve uma troca de sentimentos. Um adulto de verdade é composto por esses desvios e saberes, eu quis fugir um pouco da hipocrisia mas é impossível não ser hipócrita, esse álbum é franco (duplo-sentido com uma tradução de FRANK) do início ao fim, mesmo que em algumas partes eu tenha sido inconsistente e confuso".
Dasha Taran
a estética desse álbum tá muito linda!! eu analisei faixa por faixa e eu gostei bastante de todas as canções, porém, "shoulder :(", "ban" e "lust, cation" foram as minhas favoritas. parabéns pelo disco e mto sucesso Taki
Courtney
Lindo ver sua evolução não só como produtor, mas como compositor também. Álbum lindo, amei a narrativa que você escolheu trazer pro seu debut, espero que você colha boas coisas dessa nova jornada. XOXO