“shades of gray” é o primeiro single do novo talento da indústria, Hermez. A faixa tem como conceito a sensação acinzentada de se sentir indefinido, conduzida por uma melodia pop alternativa com influências de synth-pop.
A faixa destoa, em diversos aspectos, do extended play ao qual pertence. Mesmo mantendo a atmosfera sombria, “shades of gray” soa, de certo modo, mais positiva.
No primeiro verso de seu single de estreia, o artista de 17 anos descreve o estado de espírito de outra pessoa, completamente diferente do seu próprio. O da pessoa observada é multicolorido, enquanto o dele é acinzentado. A faixa inicia com um nível lírico elevado, em que a metáfora “technicolor” para representar a pessoa observada se mostra inteligente e coerente com o conceito geral da canção.
No pré-refrão, Hermez recorre à auto indagação e reflete sobre como deve ser sentir-se definido, de como é a sensação de poder ousar. O trecho acrescenta muito à narrativa, mesmo sendo curto, o que acaba reduzindo o potencial da faixa que poderia ser ainda mais grandioso da . Todo o sentimento expresso aqui traduz muito bem a mensagem que o eu lírico deseja transmitir.
O refrão é melancólico e esperançoso, mas não representa o ponto alto da faixa. No último verso do trecho, o jovem britânico expressa que ainda espera que as coisas mudem: “esperando um raio de sol para lavar o cinza...”.
O segundo verso é poderoso, e o eu lírico faz uso de metáforas que enriquecem a construção da música, elevando sua qualidade e revelando o grande potencial lírico do artista.
O ponto alto da canção é a ponte. Embora não apresente uma lírica metafórica e até beire a simplicidade, Hermez coloca nela todo o sentimento e o desejo interno de transformação. “Estou tão cansado do monocromático, cansado da névoa / quero encontrar uma cor que possa incendiar o meu mundo”.
O single apresenta um visual simples, porém bem executado para um artista iniciante. A paleta de cores e as fotografias utilizadas dialogam com a ambientação lírica da obra. Embora não seja uma superprodução, o material visual contribui de forma positiva para a narrativa da faixa.
“shades of gray” é um ótimo começo para Hermez. Trata-se de uma aposta alta, com um desempenho lírico notável para alguém recém-chegado à indústria musical. O britânico nos deixa ansiosos para acompanhar seus próximos passos e, pelo que foi demonstrado aqui, serão passos longos e em direção ao sucesso.